06 - 09 outubro 2022   
Campinas - São Paulo - Brasil   

APRESENTAÇÃO

O Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT) é realizado numa parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Serviço Social do Comércio (Sesc São Paulo), com o apoio institucional da International Sport and Culture Association (ISCA).

Parceria esta que se iniciou especificamente entre a Faculdade de Educação Física (FEF) e o Grupo de Pesquisa em Ginástica (pela Unicamp), e o Sesc Campinas (pelo Sesc), tendo desde 2012, a ampliação do apoio pela Unicamp, contando com o Laborarte - Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação, da Faculdade de Educação; e do Lapegi – Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica, vinculado ao curso de Ciências do Esporte, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

O objetivo desse evento desde sua primeira edição, em 2001, como Fórum Internacional de Ginástica Geral, é ser um espaço de encontro, de troca de experiências e de conhecimentos acadêmicos, assim como de formação e de apresentações de grupos, almejando o desenvolvimento e difusão da Ginástica para Todos.

A programação é composta por conferência, mesas temáticas, apresentações de trabalhos científicos e relatos de experiências, cursos, oficinas, festivais e lançamentos de livros, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e grupos convidados, nacionais e internacionais.

Desde 2018 este evento vem sendo gestado com maior protagonismo da FCA, por meio do Lapegi, mantendo a histórica e importante participação da FEF, por meio do GPG, num modelo de gestão compartilhada pela Unicamp. Ao longo das últimas edições também temos tido um crescente e vigoroso apoio de outros colaboradores institucionais (nacionais e internacionais), a exemplo da Prefeitura Municipal de Campinas, da Revisa Conexões, da editora Fontoura e da Science of Gymnastics Journal.

A 10ª edição será realizada de 6 a 9 de outubro de 2022, nas dependências da Faculdade de Educação Física da Unicamp e do Sesc, ambos situados na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil.

Vamos conhecer um pouco mais desta décima edição de 2022?

 

TEMA 2022 : RESSIGNIFICAR CAMINHOS: COLETIVOS EM MOVIMENTO

O X Fórum Internacional de Ginástica para Todos aborda um tema que está alinhado com uma perspectiva comemorativa da décima edição do evento e de quase 20 anos de promoção da GPT!

Todo caminho percorrido é marcado por acontecimentos, histórias e memórias. Ao analisarmos a trajetória da Ginástica para Todos nas instituições que a promovem, aproximações se estabelecem na busca do bem comum. É no coletivo que a GPT existe e se manifesta, dá sentido e causa prazer a partir de um mosaico que agrega aqueles que são próximos e distantes, onde o aprendiz e o mediador encontram espaços de diálogos e construções, sendo respeitadas as suas histórias e saberes e abrindo lugar para o novo. É também na e pela integração dos grupos que o belo e o inusitado aparecem nos espetáculos em que todos têm oportunidade de apresentar seus trabalhos. É na roda de conversa, na mesa de debate, nas apresentações de trabalhos que os saberes circulam, se conectam e despertam ideias para novas produções. Ao visitarmos a história temos muito a celebrar, mas também nos deparamos com desafios ainda a superar.

Assim, desejamos nesta edição ressignificar os caminhos trilhados por profissionais e instituições para a implementação e desenvolvimento da GPT, seus desafios e conquistas, ao longo dos mais diferentes períodos! Oportunizar ressignificar estes caminhos que foram construídos por estes protagonistas, por meio das diferentes linguagens que nosso evento possibilita, como palestras, cursos, fotografias, vídeos, experiências, pesquisas e coreografias.

E acompanhar e conhecer os coletivos destes protagonistas em movimento, com tantos perfis e objetivos, que, ao longo do tempo se mobilizaram para a atuação na GPT, acreditando em suas premissas e princípios educativos, colaborando para sua democratização e consolidação no país, nos mais diversos contextos de intervenção.

Convidamos você para fazer parte do coletivo de nosso evento, trazendo suas experiências, caminhos e reflexões, para continuarmos num só movimento em prol da GPT!

Sejam bem vindos, bem vindas e bem vindes!

 

COORDENAÇÃO GERAL

UNICAMP

Profa. Dra. Eliana de Toledo – FCA/LAPEGI ; FEF/GPG

Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto - FEF/GPG

Profa. Dra. Elizabeth Paoliello – FEF/GPG

SESC

Prof. Fabiano Mastrodi

Prof. Daniel Figueira Veullieme

Profa. Alessandra Galvão

 

HISTÓRICO - FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS

Este evento teve seu início no ano de 2001, como um projeto de abrangência internacional entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG) e do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), e o Serviço Social do Comércio (Sesc SP) motivado pelo sucesso alcançado na realização do Fórum Brasileiro de Ginástica Geral, em 1999.

A partir de 2001, o apoio da Internacional Sport and Culture Association (ISCA) veio consolidar a participação de grupos, palestrantes e congressistas de vários países, colaborando para o reconhecimento da comunidade internacional e tornando o Fórum um evento de referência na área da Ginástica.

As edições seguintes foram realizadas nos anos de 2003, 2005, 2007, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018, nas dependências do Sesc Campinas e da Faculdade de Educação Física da Unicamp, trazendo em sua programação três eixos fundamentais para a compreensão e o desenvolvimento da área:

- Científico: com a realização de conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos (em formato de Pôster, Fotografias ou Vídeo);

- Pedagógico: oferecendo cursos, mostras pedagógicas, oficinas para escolares e capacitação de professores da rede estadual e municipal de ensino, dentre outros profissionais envolvidos com a GPT em diversos setores sociais;

- Artístico: com a realização de festivais e tenda livre (apresentações espontâneas durante o evento).

Além de uma intensa programação, o Fórum também tem promovido e facilitado encontros paralelos de organizações como a ISCA, a Federação Paulista de Ginástica (FPG) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), além de grupos temáticos, como o de Docentes de Ginástica no Ensino Superior. Destacam-se ainda a realização de encontros de coletivos (grupos, instituições) cujo objetivo é a constituição de uma rede de contatos e interesses, a partir da troca de saberes e experiências na área da GPT, além de sessões de lançamento de livros, que têm valorizado e contribuído para difundir a produção bibliográfica da área.

O Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT) realiza ainda, Encontros Preparatórios em várias unidades do Sesc, durante o ano do evento, com palestras, cursos e festivais, para professores e público interessado, orientados (ou ministrados) por pesquisadores do GPG-Unicamp e por profissionais que atuam nas unidades do Sesc com a GPT.

Em cada edição, um tema é escolhido para orientar e harmonizar toda a programação, procurando trazer à discussão as tendências atuais e atender as necessidades que se destacam:

2001 – Ginástica Geral: da formação profissional ao mercado de trabalho

2003 – O Mundo da Ginástica Geral na Ginástica Geral do Mundo

2005 – Direitos do Corpo

2007 – Ginástica Geral: identidade e práticas coletivas

2010 – Cultura da Ginástica: concepções e práticas

2012 – Esporte para Todos: dimensões da formação em ginástica

2014 – Ginástica: movendo pessoas, construindo cidadania

2016 – Ginástica para Todos: conectando diferenças

2018 - Ginástica em Rede, Possibilidades para Todos

A presença de grupos internacionais convidados, em todas as edições, tem estimulado a prática da GPT e favorecido o intercâmbio entre grupos e profissionais, além de mostrar as infinitas possibilidades de prática em cada cultura e estimular a criatividade nos vários aspectos coreográficos. Nas nove últimas edições, o Fórum recebeu 33 grupos internacionais, originários de países como: Argentina, Alemanha, Bélgica, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Japão, Portugal, Peru, Suécia, Uruguai, Grécia, República Checa e México.

Os números abaixo permitem uma visão geral sobre a dimensão e abrangência do evento:



Em 2016, comemorou-se 15 anos de promoção desse evento. Em sua oitava edição, o Fórum ganha nova roupagem, e antes denominado como Fórum Internacional de Ginástica Geral, para, a partir de agora a intitular-se Fórum Internacional de Ginástica para Todos.

A mudança do nome do evento foi amplamente analisada e discutida no interior do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF-Unicamp (GPG), a partir da decisão da Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2007, de mudar o termo Ginástica Geral para Ginástica para Todos.

Dentre os motivos que levaram o GPG, com apoio do Sesc, a decidir pela troca do título do evento, destacam-se: o favorecimento do diálogo e da comunicação internacional, relacionados à produção científica; o reconhecimento da tendência internacional por ter o Fórum essa abrangência, além da contribuição para a legitimação da área no Brasil e na América Latina, pois a duplicidade de termos dificultava o entendimento e o reconhecimento desta pratica, especialmente na área esportiva, escolar e midiática.