06 - 09 outubro 2022   
Campinas - São Paulo - Brasil   

Festivais

X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos
06 a 09 de Outubro de 2022


INSCRIÇÃO

Faça sua inscrição pelo formulário: https://form.jotform.com/sescsaopaulo/gpt2022

Atenção: antes de se inscrever, leia atentamento o regulamento abaixo.


REGULAMENTO

I – Objetivo

Art. 1º - O X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos tem como tema nesta edição “Ressignificar caminhos: coletivos em movimento”, que se alinha com a perspectiva comemorativa da décima edição do evento e de mais de 20 anos de promoção da Ginástica Para Todos (GPT). Ao analisarmos a trajetória desta prática nas instituições que a promovem, aproximações se estabelecem na busca do bem comum. É no coletivo que essa modalidade do universo gímnico existe e se manifesta, dá sentido e causa prazer, a partir de um mosaico que agrega aqueles que são próximos e distantes, onde o aprendiz e o mediador encontram espaços para diálogo e construções, sendo respeitadas suas histórias e saberes, e ainda abrindo lugar para o novo.

Como já realizado na última edição do Fórum, os festivais serão temáticos, sendo estabelecidos por verbos que se conectam com o tema central, contendo noções de ação, estados e processos que indicam acontecimentos representados no tempo. Assim, em 2022 os temas escolhidos foram: Recomeçar, Reviver, Ressoar e Reencontrar, como propostas de um percurso ao longo das apresentações.

1.1 - Os festivais do X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos não terão caráter competitivo, não cabendo, portanto, nenhum tipo de premiação ou reconhecimento em espécie aos grupos participantes.

1.2 – Tanto os grupos participantes, como seus(uas) treinadores(as) e integrantes receberão certificado de participação.

II – Inscrições

Art. 2º - Nos festivais do X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos poderão inscrever-se grupos vinculados às escolas, universidades, instituições não governamentais, associações, organizações do sistema S, assim como grupos que não possuem vínculos institucionais, considerados como autônomos.

Art. 3º - As inscrições serão gratuitas e realizadas conforme os procedimentos a seguir:

3.1 – Período: de 24/05/2022, terça-feira, até 21/06/2022, terça-feira, às 23h59.

3.2 – Formato: Online, pelo formulário: https://form.jotform.com/sescsaopaulo/gpt2022

3.3 - No formulário de inscrição será necessário incluir o link do vídeo contendo, no mínimo, 1 minuto da coreografia em alguma plataforma digital (Exemplo: YouTube, Vimeo).

Art. 4º - Cada grupo poderá inscrever SOMENTE 1 COREOGRAFIA, num dos festivais do X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos com liberdade de tema.

4.1 – Solicitamos o cuidado para a não utilização de músicas que possuam termos inapropriadas ou que de algum modo possam ferir o respeito ao sexo, gênero, raça, etnia, religião e à diferença em sua forma mais ampla.

4.2 – A coreografia precisará ter, no MÍNIMO, dois integrantes;

4.3 – Os festivais do X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos acontecerão nas seguintes datas e horários:

• Festival Recomeçar – Dia 06/10/2022, quinta-feira, às 20h30; (exclusivo para grupos convidados)

• Festival Reviver – Dia 07/10/2022, sexta-feira, às 20h;

• Festival Ressoar – Dia 08/10/2022, sábado, às 19h30;

• Festival Reencontrar – Dia 09/10/2022, domingo, a partir das 10h.

4.4 - O Festival Recomeçar, que acontecerá no dia 06/10/2022, quinta-feira, será EXCLUSIVO para grupos convidados.

Art. 5º - O número de apresentações em cada dia de festival é limitado.

5.1 – O cronograma de apresentações de cada dia de festival será elaborado de modo a priorizar a relação temática do festival com a proposta coreográfica;

5.2 – A Comissão dos Festivais poderá sugerir ao grupo a realocação de um festival temático para outro, contatando o/a responsável do grupo.

Art. 6º - Os trabalhos coreográficos devem ter o tempo máximo de 5 minutos. Coreografias com tempos maiores que 5 minutos não serão permitidas.

Art. 7º - Serão indeferidas as inscrições:

• Com ficha credencial ou ficha de coreografia com dados incompletos;

• Fora do prazo estabelecido nos itens 3.1;

• Desconformidade com o presente regulamento;

• Coreografias com o perfil de Dança ou outras manifestações da cultura corporal.

Art. 8º - As cartas de aceite das coreografias, bem como a data de apresentação, serão enviadas a partir do dia 30 de junho , via e-mail, aos responsáveis pelos grupos.

III – Autorização para veiculação de nome e imagem

Art. 9º - Ao autorizar no momento da efetivação da inscrição a veiculação de nome e imagens pessoais captadas na cobertura do evento, os integrantes do grupo estarão cientes que o Sesc poderá utilizá-las, sem qualquer limitação de tempo, edições, tiragem ou exemplares, em publicações, CDs, DVDs, BLU-RAY, Dual Disc, CD-ROM, VHS, internet, produções fotográficas, obras audiovisuais, entrevistas, livros, revistas, periódicos, catálogos, álbuns, folderes, fascículos, cartazes, calendários, displays, bem como materiais que venham ser concebidos, todos de caráter educativo e cultural, sendo, então, permitido:

a) Distribuí-los gratuitamente ou comercializá-los, nas unidades do Sesc, na loja virtual ou em estabelecimentos comerciais mediante distribuição de terceiros, revertendo os recursos obtidos em prol das suas finalidades institucionais;

b) Divulgá-los em todos os meios de mídia impressa, digital ou eletrônica;

c) Exibi-los em locais de visitação coletiva, tais como salas de exposição, museus, feiras de arte, bem como oficinas, seminários, vivências ou outras atividades relacionadas à diversidade cultural;

d) Veiculá-los no Brasil e, eventualmente, no exterior, por número ilimitado de vezes;

e) Exibi-los em salas de projeção cinematográfica ou transmiti-los por televisão, em canal aberto ou fechado, bem como na rede pública de escolas, como material de estudo e consulta;

f) Reproduzir a imagem ou nome do grupo ou individuais, graficamente ou por qualquer processo ou técnica de reprodução, existente ou que venha a existir, bem como editá-los, publicá-los, cedê-los e distribuí-los, para as finalidades previstas nos tópicos anteriores;

g) Editar as imagens obtidas e inserir no material gráfico obtido do suporte material, a marca e logomarca do Sesc, bem como a de eventuais patrocinadores e parceiros;

Art. 10º - A não autorização para veiculação de nome e imagem nos critérios informados no artigo anterior inviabilizará a inscrição do grupo no festivais do X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos.

Art. 11º - Em caso de necessidade de esclarecimentos complementares sobre este assunto, entre em contato com a Comissão Organizadora através do email festivalgpt.campinas@sescsp.org.br antes de efetivar sua inscrição.

V – Desenvolvimento

Art. 12º - As apresentações dos festivais do X Fórum Internacional de Ginástica Para Todos acontecerão nas seguintes datas e horários:

• Festival Recomeçar – Dia 06/10/2022, quinta-feira, às 20h30 (exclusivo para grupos convidados)

• Festival Reviver – Dia 07/10/2022, sexta-feira, às 20h;

• Festival Ressoar – Dia 08/10/2022, sábado, às 19h30;

• Festival Reencontrar – Dia 09/10/2022, domingo, a partir das 10h.

Parágrafo único – Local: Galpão Multiuso do Sesc Campinas, na Rua Dom José I, 333, Bonfim, Campinas, SP.

Art. 13º - A área disponível para apresentação é 14m x 14m (com linóleo).

Parágrafo único – O mapa do Galpão Multiuso, contendo o espaço para apresentação, posicionamento de arquibancada e camarins encontra-se como documento anexo (vide anexo I).

Art. 14º - O cronograma das apresentações de cada festival será disponibilizado no final de setembro de 2022.

Art. 15º - Os participantes deverão estar presentes no local de apresentação com trinta minutos de antecedência do horário previsto para início das apresentações, salvaguardando os grupos que optarem por efetuar a marcação de espaço.

Art. 16º - As músicas deverão ser enviadas em formato digital com alta qualidade de áudio (MP3) para o email festivalgpt.campinas@sescsp.org.br

Parágrafo único – O nome do arquivo da música em formato digital deve ser composto da seguinte forma: NOME DO GRUPO – NOME DA COREOGRAFIA.

Art. 17º - O responsável pelo grupo deverá portar as faixas musicais das coreografias armazenadas em pen drive respeitando as orientações do artigo 15º nos dias de apresentações do seu grupo.

Art. 18º - Não será permitido nenhum outro tipo de equipamento de sonorização, iluminação e/ou audiovisual que esteja fora dos padrões técnicos cedidos pelo evento.

Art. 19º - NÃO SERÃO PERMITIDAS APRESENTAÇÕES COM QUALQUER TIPO DE ANIMAL, ÁGUA, FOGO, GELO SECO, PÓLVORA OU QUAISQUER OUTRAS SUBSTÂNCIAS E OBJETOS QUE POSSAM PREJUDICAR A APRESENTAÇÃO DO GRUPO SEGUINTE, DANIFICAR A ÁREA COREOGRÁFICA OU ATINGIR A PLATEIA, SOB A PENA DE SER VEDADA A APRESENTAÇÃO.

Art. 20º - Será permitido o uso de elementos cênicos simples e de fácil colocação, que sejam imprescindíveis para a realização da coreografia.

Parágrafo único - Tais elementos deverão ser colocados e retirados pelo próprio grupo que não terá tempo extra para tal atividade.

Art. 21º - Os camarins serão coletivos, seguindo uma planilha de uso que respeitará ordem das apresentações.

21.1 – Será permitida a entrada nos camarins somente dos integrantes dos grupos e seus coordenadores identificados por pulseira do evento.

21.2 – Para utilização dos armários disponíveis nas proximidades dos vestiários, cadeados próprios deverão ser trazidos.

21.3 – O Sesc Campinas e a Unicamp não se responsabilizam por pertences deixados nos vestiários e camarins.

21.4 – Após a apresentação, o grupo deverá liberar o camarim.

Art. 22º - O desembarque dos grupos acontecerá nas proximidades do Galpão Multiuso do Sesc Campinas, que se localiza na Rua Dom José I, 333, Bonfim.

Parágrafo único – O Sesc Campinas não possui estacionamento próprio, desta forma, os ônibus serão orientados a estacionar no bolsão que se localiza na rua atrás da unidade (vide anexo II).

VI – Marcações de Espaço

Art. 23º - O grupo deverá sinalizar o interesse em realizar a marcação de espaço em campo equivalente no formulário no momento da efetivação da inscrição.

Art. 24º - As marcações de espaço acontecerão conforme divulgação da Comissão Organizadora via e-mail.

Art. 25º - Mesmo que o grupo tenha sinalizado o interesse em realizar a marcação, a organização do evento não garante que a mesma ocorrerá, porque tal determinação está condicionada com a ocupação dos horários disponíveis.

Art. 26º - Cada grupo terá o tempo máximo de dez minutos para a marcação do espaço.

Art. 27º - Caso grupo não sinalizar o interesse na marcação de espaço no ato da inscrição, mas desejar fazê-lo, deverá verificar com a Comissão Organizadora a disponibilidade de horário.

Art. 28º - Mesmo que o grupo não realize a marcação de espaço, é necessário procurar a comissão organizadora para testar a música enviada.

VII – Casos omissos e dúvidas

Art. 29º - Casos omissos nesse regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Art. 30º - A Comissão Organizadora é soberana nas decisões que forem necessárias.

Art. 31º - Na necessidade de esclarecimentos complementares sobre qualquer item contido neste regulamento, entre em contato com a Comissão Organizadora através do email festivalgpt.campinas@sescsp.org.br


ANEXO I – Mapa do Galpão Multiuso do Sesc Campinas

Obs: as medidas poderão sofrer pequenas alterações.

 

 


ANEXO II – Mapa de acesso ao bolsão de estacionamento dos ônibus