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17 a 20 outubro 2024   
Campinas - São Paulo - Brasil   

NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

XI Fórum Internacional de Ginástica Para Todos
17 a 20 outubro de 2024


NORMAS PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O critério primordial para a submissão e avaliação de trabalhos para a décima primeira edição do Fórum Internacional de Ginástica para Todos é a necessária presença da Ginástica para Todos como temática central, ou desta em diálogo com as demais manifestações da ginástica e/ou da cultura corporal.

Demais especificações estão dispostas a seguir.


1. FORMATOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos poderão ser apresentados em dois formatos e devem ser submetidos por meio de resumos.

• Comunicação oral: refere-se à apresentação de pesquisas (em andamento ou concluídas). Dentre as dissertações ou teses finalizadas que forem aprovadas, a comissão científica poderá indicar algumas delas para serem apresentadas em mesas temáticas, com a concordância dos(as) autores(as).

• Vídeo: refere-se à apresentação de relatos de experiência (pedagógica, administrativa, técnica, artística, midiática etc).


2. ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos submetidos deverão seguir rigorosamente as normas abaixo e deverão ser enviados via formulário específico, cujo endereço eletrônico será disponibilizado para preenchimento a partir do dia 04 de março de 2024, na aba “Submissão de trabalhos” no site do evento (www.forumgpt.com).

Os seguintes campos deverão ser preenchidos no formulário citado, conforme orientações abaixo:

• Título, em português, espanhol e inglês.

• Resumo (em português, espanhol e inglês) contendo entre 3.000 e 4.000 caracteres com espaço, que devem contemplar: introdução, objetivos, método, resultados (parciais no caso de pesquisa em andamento) e considerações finais. Os itens em negrito (anteriormente destacados) não deverão constar no resumo como divisão de texto. Em caso de dúvidas, consulte o modelo de resumo que está anexado no site.

• Nome(s) dos(as) autores(as), titulação e instituição de filiação por extenso de cada um(a). Será permitido o número máximo de seis autores(as) por trabalho.

• Três palavras-chave (em português, espanhol e inglês).

• No caso de citação de autores(as) no resumo, haverá um espaço próprio para inserção de referências na plataforma de submissão de trabalho. Limite máximo de 1200 caracteres com espaço. As referências devem seguir as normas atualizadas da ABNT.

• Todos os trabalhos de pesquisa que envolvam seres humanos devem apresentar em seu método o número do parecer (CAAE) de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Caso a pesquisa seja isenta de validação pelo CEP devido à sua área e/ou ao seu perfil, deve ser descrita uma justificativa no campo “Observações” do formulário (submissão de trabalhos). Caso a pesquisa tenha sido submetida ao CEP e tenha despacho de isenção, esse documento deve ser anexado. No caso dos relatos de experiência, não é necessário apresentar a aprovação do CEP.

• Cada autor(a) poderá submeter até dois trabalhos como primeiro(a) autor(a), englobando todos os formatos de apresentação. O(a) primeiro(a) autor(a) do trabalho deverá estar obrigatoriamente inscrito(a) no evento. Não há limite em relação ao número de trabalhos como coautor(a).

• A ordem de autoria de um trabalho não poderá ser alterada após a submissão do resumo. Os trabalhos aprovados poderão ser apresentados por autores(as) ou coautores(as), desde que os(as) apresentadores(as) estejam inscritos(as) no evento. Cada apresentador(a) poderá apresentar até quatro trabalhos no evento.

• Não será permitido o envio do mesmo trabalho para os diferentes formatos (comunicação oral e vídeo).


3. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1 Comunicação oral

• Nas sessões de comunicação oral, os(as) autores(as) terão um tempo entre 5 e 10 minutos (a ser definido após o número de trabalhos aprovados) para apresentação. Informações detalhadas serão enviadas por email para os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados.

• Não haverá template preestabelecido e o número de slides será livre, desde que se respeite o tempo estabelecido para a apresentação.

• Será disponibilizado equipamento para a projeção dos slides e computador para apresentação em comunicação oral.

• As apresentações, em formato powerpoint ou PDF, deverão ser copiadas no computador da sala em que serão apresentadas, dez minutos antes do início dos trabalhos de comunicação oral. Não haverá necessidade de envio prévio das apresentações para a organização do evento.

3.2 Video

• Deverá ter a duração de 03 a 05 minutos e conter informações do trabalho que permitam identificar título, autores(as), créditos, entre outras informações. Os vídeos devem conter legendas em língua portuguesa, como garantia de acessibilidade.

• Devem ser gravados em formato MPEG. A organização não se responsabilizará por problemas técnicos que impeçam a exibição dos vídeos.

• Os vídeos aprovados para apresentação deverão ser enviados à comissão científica até o dia 31/07/2024 em plataforma específica. Os(as) autores(as) deverão inserir link de pasta compartilhada, com o vídeo que será apresentado no XI FIGPT.

• No momento da apresentação dos vídeos, pelo menos um(a) dos(as) autores(as) deve estar presente.

• A inscrição do vídeo somente será validada quando assinalado no formulário de inscrição que “os(as) autores(as) declaram que o conteúdo do vídeo não viola qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros(as), concordando em assumir exclusiva responsabilidade legal por reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos”.


4. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• Os trabalhos serão selecionados a partir dos seguintes critérios: rigor acadêmico; adequação às normas do evento – incluindo normas ABNT; coerência entre objetivo/método/referencial; qualidade das traduções para outros idiomas; relevância e contribuição para a área (mais especificamente a Ginástica para Todos por ser a temática principal do evento).

• Somente serão avaliados pela comissão científica os trabalhos que seguirem rigorosamente as normas acima descritas. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas do evento não serão aceitos.

• Os trabalhos serão avaliados pelo sistema “duplo cego” por uma comissão científica avaliadora composta por professores(as) doutores(as) e mestres(as), de diferentes universidades brasileiras, que atuam e/ou pesquisam na área da ginástica.

• Ressalta-se que não é obrigatória, para a submissão dos trabalhos, a inscrição dos(as) autores(as) no evento. Apenas os trabalhos aceitos e que tiverem pelo menos o(a) primeiro(a) autor(a) inscrito no evento até o dia 13 de agosto de 2024 serão publicados.

• Somente os trabalhos apresentados no XI FIGPT receberão certificados (um certificado por trabalho, contendo o nome de todos[as] os[as] autores[as]).

• Os trabalhos aceitos serão publicados da seguinte forma:

Anais do Fórum: resumos dos trabalhos aprovados.

Edição especial da revista Conexões (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/about): textos completos dos resumos de pesquisas indicados pela comissão científica avaliadora do Fórum. Os(as) autores(as), cujos resumos forem indicados, serão convidados(as) a publicar os trabalhos na íntegra, como artigo na Conexões. Para tal, os textos completos deverão ser submetidos no sistema da revista pelos(as) próprios(as) autores(as) e serão aprovados para publicação após passarem por avaliação de pares, conforme as exigências da Conexões.

Science of Gymnastics Journal (https://journals.uni-lj.si/sgj/about): dois textos completos dos resumos de pesquisas concluídas indicados pela comissão científica avaliadora do Fórum e selecionados pelo corpo editorial da revista científica. Os(as) autores(as), cujos resumos forem indicados, serão convidados(as) a publicar os trabalhos na íntegra, como artigo na Science of Gymnastics Journal. Para tal, os textos completos deverão ser submetidos no sistema da revista pelos(as) próprios(as) autores(as) e serão aprovados para publicação após passarem por avaliação de pares, conforme as exigências da Science of Gymnastics Journal.


5. INSCRIÇÃO E PRAZOS

A inscrição de trabalhos deverá ser realizada de 04 de março a 14 de abril de 2024, no site do evento.


6. DATAS IMPORTANTES

• Submissão de trabalhos: 04/03 a 14/04/2024

• Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos submetidos: 30/05/2024

• Data final para o envio de vídeos: 31/07/2024

• Data final para o pagamento da inscrição de autores(as) no evento: 13/08/2024

• Divulgação das orientações para apresentação de trabalhos: 27/08/2024


CONTATO

E-mail: figpt.trabalhos@gmail.com