18 a 21 de outubro 2018   
Campinas - São Paulo - Brasil   

APRESENTAÇÃO

  DOWNLOAD ENGLISH VERSION

O IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT) será realizado de 18 a 21 de outubro de 2018, nas dependências da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Serviço Social do Comércio (Sesc SP), ambos situados na cidade de Campinas – São Paulo - Brasil.

O objetivo desse evento, desde sua primeira edição como Fórum Internacional de Ginástica Geral em 2001, é ser um espaço de troca de experiências e de conhecimentos acadêmicos acerca da Ginástica para Todos, almejando melhor desenvolvê-la. Para atender a esse objetivo, trazemos convidados nacionais e internacionais em nossa programação e contamos com a participação dos congressistas para essa partilha.

A programação é composta de conferência, mesas temáticas, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências em forma de pôster, cursos, festivais e lançamento de livros.

O FIGPT é organizado, desde a primeira edição, pela parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ginástica da Faculdade de Educação Física da Unicamp e o Sesc São Paulo, com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association.

TEMA 2018 : GINÁSTICA EM REDE, POSSIBILIDADES PARA TODOS

A IX edição do Fórum Internacional de Ginástica para Todos de 2018 aborda o tema Ginástica em Rede, Possibilidades para Todos. A GPT possibilita para todos, independente da faixa etária, gênero, etnia, classe social, ou nível de performance, a prática da ginástica e da atividade física de forma integrativa, prazerosa e realizadora. Tem como diferencial as próprias estratégias pedagógicas que vem sendo produzidas por pesquisadores e instituições que a fomentam, almejando sobretudo, a valorização da formação humana e a criação de vínculos. Assim, por meio da vivência da GPT, esses vínculos se ampliam e se fortalecem criando redes entre os praticantes e as instituições, que se apoiam e se comprometem na difusão da prática, e também colaborações institucionais, dentre outras.

Sejam bem-vindos!

COORDENAÇÃO GERAL

UNICAMP

Profa. Dra. Eliana de Toledo – FCA/LAPEGI ; FEF/GPG

Prof. Dr. Marco Antônio Coelho Bortoleto - FEF/GPG

Profa. Dra. Elizabeth Paoliello – FEF/GPG

SESC

Prof. Fabiano Mastrodi

Profa. Rejana Nogueira

Profa. Alessandra Galvão

 

HISTÓRICO - FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA PARA TODOS

Este evento teve seu início no ano de 2001, como um projeto de abrangência internacional entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG) e do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), e o Serviço Social do Comércio (Sesc SP) motivado pelo sucesso alcançado na realização do Fórum Brasileiro de Ginástica Geral, em 1999.

A partir de 2001, o apoio da Internacional Sport and Cuture Association (ISCA) veio consolidar a participação de grupos, palestrantes e congressistas de vários países, colaborando para o alcance do reconhecimento da comunidade internacional, tornando este um evento de referência na área da Ginástica.

As edições seguintes foram realizadas nos anos de 2003, 2005, 2007, 2010, 2012, 2014 e 2016, nas dependências do Sesc Campinas e da Faculdade de Educação Física da Unicamp, trazendo em sua programação três eixos fundamentais para a compreensão e o desenvolvimento da área

- Científico: com a realização de conferências, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos (em formato de Pôster, Fotografias ou Vídeo);

- Pedagógico: oferecendo cursos, mostras pedagógicas, oficinas para escolares e capacitação de professores da rede estadual e municipal de ensino, dentre outros profissionais envolvidos com a GPT em outros setores sociais;

- Artístico: com a realização de festivais e tenda livre (apresentações espontâneas durante o evento).

Além de uma intensa programação, o Fórum também tem aberto espaço para encontros paralelos de organizações como a ISCA, a Federação Paulista de Ginástica (FPG) e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), além de grupos temáticos, como o de Docentes de Ginástica no Ensino Superior. Destacam-se ainda, as sessões de lançamento de livros, que têm valorizado e contribuído para difundir a produção bibliográfica da área.

O Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT) realiza ainda, Encontros Preparatórios em várias unidades do Sesc, durante o ano do evento, com palestras, cursos e festivais, para professores e público interessado, orientados (ou ministrados) por pesquisadores do GPG-Unicamp e por profissionais que atuam nas unidades do Sesc com a GPT.

Em cada edição, um tema é escolhido para orientar e harmonizar toda a programação, procurando trazer à discussão as tendências atuais e atender as necessidades que se destacam:

2001 – Ginástica Geral: da formação profissional ao mercado de trabalho

2003 – O Mundo da Ginástica Geral na Ginástica Geral do Mundo

2005 – Direitos do Corpo

2007 – Ginástica Geral: identidade e práticas coletivas

2010 – Cultura da Ginástica: concepções e práticas

2012 – Esporte para Todos: dimensões da formação em ginástica

2014 – Ginástica: movendo pessoas, construindo cidadania

2016 – Ginástica para Todos: conectando diferenças

A presença de grupos internacionais convidados, em todas as edições, tem estimulado a prática da GPT e favorecido o intercâmbio entre grupos e profissionais, além de mostrar as infinitas possibilidades de prática em cada cultura e estimular a criatividade nos vários aspectos coreográficos. Nas oito últimas edições, o Fórum recebeu 28 grupos internacionais, originários de países como: Argentina, Alemanha, Bélgica, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Japão, Portugal, Peru, Suécia e Uruguai.

Os números abaixo permitem uma visão geral sobre a dimensão e abrangência do evento:



Em 2016, comemorou-se 15 anos de promoção desse evento. Em sua oitava edição, o Fórum ganhou nova roupagem, e antes denominado como Fórum Internacional de Ginástica Geral, a partir deste ano passou a intitular-se Fórum Internacional de Ginástica para Todos.

A mudança do nome do evento foi amplamente analisada e discutida no interior do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF-Unicamp (GPG), a partir da decisão da Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2007, de mudar o termo Ginástica Geral para Ginástica para Todos.

Em 2016, comemora-se 15 anos de promoção desse evento. Em sua oitava edição, o Fórum ganha nova roupagem, e antes denominado como Fórum Internacional de Ginástica Geral, para, a partir de agora a intitular-se Fórum Internacional de Ginástica para Todos.

A mudança do nome do evento foi amplamente analisada e discutida no interior do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF-Unicamp (GPG), a partir da decisão da Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2007, de mudar o termo Ginástica Geral para Ginástica para Todos.

Dentre os motivos que levaram o GPG, com apoio do Sesc, a decidir pela troca do título do evento, destacam-se: o favorecimento do diálogo e da comunicação internacional, relacionados à produção científica; o reconhecimento da tendência internacional por ter o Fórum essa abrangência, além da contribuição para a legitimação da área no Brasil e na América Latina, pois a duplicidade de termos dificultava o entendimento e o reconhecimento desta pratica, especialmente na área esportiva, escolar e midiática.

IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos!

Que esse encontro de pessoas de todos os cantos, tendo a ginástica como elo, promova novas ideias, novos projetos, novos contatos e seja inspiração para proporcionar a prática da ginástica ao maior número possível de pessoas!

PARTICIPE!
Clique aqui e inscreva-se